Instituto Juarez Machado convida o Urban Sketchers
Os quatro anos de atividades do Instituto Internacional Juarez Machado serão comemorados – como não poderia deixar de ser – com arte. O Urban Sketchers, movimento mundial de desenho de observação é que vai dar o tom artístico e festivo neste sábado dia 24 de novembro das 14 às 17 horas no evento gratuito e aberto ao público em todas as dependências da sede do Instituto.
O movimento Urban Sketchers, que significa “esboços urbanos” é uma comunidade global de desenhistas que produz arte a partir da observação das cidades onde vivem ou visitam (as casas, os detalhes da arquitetura, a vegetação dos jardins, as pessoas, os monumentos). Resgatando o antigo hábito dos artistas viajantes, o grupo se reúne em praças e espaços urbanos, com seus bancos dobráveis, lápis, pincéis e cadernos de desenho (os sketchbooks) , para registrar paisagens e cenas cotidianas nas mais diversas técnicas.
“Cada cidade possui luz, cores e atmosfera próprias, e cada sketcher traz uma infinidade de técnicas, pontos de vista e lembranças, o que torna único o trabalho desses artistas”, diz o organizador do evento e também participante, o designer gráfico Simon Taylor. Responsável por essa programação artística do Instituto, o curador Edson Machado complementa: “Todos poderão participar, profissionais e amadores, em qualquer idade, com técnica livre, colorido ou P & B, sem precisar inscrição e no tempo que achar necessário para fazer seu desenho. O objetivo é reunir os interessados em arte urbana e integrar a cidade de Joinville nesse movimento que já conta com cerca de 50 grupos organizados em todo o país e está presente em mais de 300 cidades no mundo em todos os continentes”.
Os participantes terão acesso livre para desenhar qualquer dependência das áreas construídas e os jardins assim como o entorno do Instituto. Após, todos os trabalhos serão expostos num varal gráfico.
Fotos: Francielly Francisco