Organizado por Maria Regina Schwanke Schroeder, Néri Pedroso e Rosângela Cherem, a publicação bilíngue é uma iniciativa doInstituto Schwanke e do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke (MAC Schwanke) e um desdobramento do projeto que, em 2013 trouxe até Joinville o artista experimental norte-americano Joseph Kosuth, um dos expoentes da arte conceitual. A sessão de autógrafos é uma realização do Instituto Internacional Juarez Machado e do MAC Schwanke.
A publicação de 260 páginas inclui a conferência “Uma Dupla Leitura”, proferida por Joseph Kosuth no projeto Arte Conceitual: realidade e consistência?, realizado para marcar a celebração dos dez anos do Instituto Schwanke, mantenedor do Museu de Arte Contemporânea Schwanke (MAC), em Joinville. O evento atraiu pesquisadores vindos de diferentes Estados do Brasil, professores e alunos universitários, vinculados aos cursos de artes visuais, design, arquitetura, comunicação social e demais interessados em filosofia e história da arte.
O livro agrega ainda os textos de Fernanda Pereira Medina, Sandra Tireck Junqueira, Euler Renato Westphal e uma entrevista realizada por Néri Pedroso com Paulo Herkenhoff, crítico de arte que também integrou o projeto como conferencista. Além disso, a obra abre um campo de reflexão sobre linguagem, filosofia, vanguarda e história da arte e ajuda o MAC Schwanke a cumprir o seu compromisso de produzir memória e pensamento em torno do artista joinvilense, que morreu em 1992, deixando um legado no panorama da arte brasileira.A publicação tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento para a Cultura (Simdec). Também conta com a colaboração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade da Região de Joinville (Univille) e Sirus AB – Agência Criativa.