Lançamento de livro sobre a Segunda Guerra Mundial
No sábado 25 de março será lançado oficialmente no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, o primeiro livro do cidadão francês Jean-Victor Martin. Intitulado KG 412 Prisioneiro de Guerra contém 296 páginas pela Editora Despertando Talentos. A sessão de autógrafos com a presença do autor terá início às 10 horas com duração até 13 horas na sede do Instituto, à Rua Lages, 994 e o preço do exemplar é de R$ 75,00.
Nascido na Região da Normandia/Bretanha, Jean-Victor viveu e trabalhou na Tailândia, Equador, Arquipélago de Vanuatu no Pacífico Sul, e em cidades da França e do Brasil dirigindo a Aliança Francesa. Atualmente está residindo em Florianópolis e até recentemente foi o cônsul honorário da França em Santa Catarina.
“Meu livro de estreia é um romance que se passa na Europa atacada por Hitler e Mussolini, e a narrativa é composta por três elementos: a versão verdadeira vivida por meu pai, muita pesquisa histórica, e as intervenções ficcionais do autor diante dos personagens”, explica Jean-Victor. “ Um jovem professor de francês passa por acontecimentos insólitos durante quase seis anos, levado a um campo de prisioneiros de guerra na Alemanha, mas surpreendentemente recebe a proteção da esposa de um alto dignatário nazista”, acrescenta o autor do romance.
Durante a sessão de autógrafos será inaugurada no mesmo local a mostra de obras originais que ilustram o livro produzidos pela arquiteta e artista francesa Marjerie Breton Seigneurin. Formada em Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio na Escola Superior de Paris, tem cursos em Seattle nos Estados Unidos e atualmente reside em Luxemburgo. Seus desenhos, todos em bico-de-pena, são figurativos e retratam imagens da narrativa do romance.
Segundo Edson Machado, presidente do Instituto e responsável pela programação, “Em nossos eventos buscamos integrar a literatura às artes visuais, apresentando o lançamento de uma obra ficcional que resulta em importante estudo do contexto histórico e social dos tempos sombrios da Segunda Guerra Mundial, e mostrando aos catarinenses as ilustrações de uma artista que expõe pela primeira vez no Brasil. Jean-Victor é um cidadão do mundo, e Marjerie é um jovem talento artístico”.