Agricultura, substantivo feminino. Com esse tema fotografia e fotógrafos da América Latina nos aproximam, nesses tempos de distanciamento, às diferentes realidades de quem vive nos campos e que com sua força de trabalho sustentam tanto a economia, quanto alimentam a população dos pequenos e grandes centros urbanos.
A exposição do 14° Prêmio New Holland de Fotojornalismo mostra a realidade dos trabalhadores e moradores das zonas rurais dos países da América do Sul. Fica evidente tanto a força que a terra dá aos que a manuseiam quanto o conhecimento que as mãos que trabalham essa terra têm ao semear, colher, respeitar o seu ciclo e deixá-la descansar para a próxima safra.
São detalhes do dia a dia que evidenciam a interação de homens e mulheres que trabalham com a terra, plantando e criando, seja com as mãos literalmente na terra, com enxadas, arados ou operando tratores, semeadoras, pulverizadores e colheitadeiras. A integração com a natureza, o respeito aos seus ciclos, o cultivo da terra de acordo com o clima e o desfrute de seus regalos é palpável aos olhos do observador.
Os olhares atentos e individuais de cada artista, o ímpeto de registrar um momento, adicionado ao conhecimento e paixão que tem sobre a arte da Fotografia, revelam imagens que comovem e trazem lembranças e esperança. Os desafios, a sabedoria, a força e o orgulho de quem são e do que fazem os trabalhadores e trabalhadoras rurais, transpassam o papel fotográfico e a exposição cumpre a sua função artística e social de movimentar algo latente dentro do observador.
O 14° Prêmio New Holland de Fotojornalismo é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, órgão do Ministério do Turismo, pela Lei Federal de incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da New Holland e Banco CNH Capital. Realizada pela produtora Mano a Mano Produções Artísticas.
JURADOS: MARLENE BERGAMO (SP), RAPHAEL ALVES (AM), Cl RENE GONCALVES (PR), SILVI NA SALINAS (AR) E LUISA GONZALEZ (CO).
CRIAÇÃO E COORDENAÇÃO DE PROJETO: SHIRLEY ETHEL. PATROCÍNIO: NEW HOLLAND E BANCO CNH CAPITAL. APOIO INSTITUCIONAL: INSTITUTO INTERNACIONAL JUAREZ MACHADO. PRODUÇÃO LOCAL: NÚCLEO DE ESTUDOS EM FOTOGRAFIA E ARTE – NEFA. DESIGN GRÁFICO: LEVEDESIGN. PROJETO EXPOGRÁFICO: DANIEL MARQUES. TEXTO DE ABERTURA: TERRA DAS LETRAS.