Tradição e modernidade são conceitos que poderiam sintetizar esta exposição.
Neste 2015 estamos celebrando os 120 anos de assinatura do Tratado de amizade entre Japão e Brasil. O Instituto Internacional Juarez Machado, num gesto significativo, vem integrar-se às comemorações diplomáticas entre os dois países. Nosso diálogo com o mundo se faz com arte.
Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Yutaka Toyota, Kazuo Wakabayashi e Yugo Mabe são artistas visuais que escolhemos para traduzir um pouco da cultura da Terra do Sol Nascente.
A linguagem lírica, a força pictórica da textura, a inspiração cósmica e a narrativa simbólica nipônica expressam – com superlativa qualidade – a exposição poeticamente intitulada A Cor Gráfica do Japão.
Litografias, xilogravuras, serigrafias, gravuras em metal e lineleogravura são técnicas de origem milenar que esses mestres contemporâneos redefiniram e apresentam com o imaginário reinventado.
As obras, algumas pela primeira vez em exposição no Estado de Santa Catarina, pertencem a acervos e coleções particulares e levam a excelência do Selo Arteprint, como editor, impressor e divulgador da boa gravura.
Boa viagem à nova visualidade do Oriente.
Edson Buch Machado.