A exposição da artista Linda Poll, Casa Tomada foi inspirada no conto homônimo de Julio Cortázar, um dos mais importantes literatos argentinos e apresenta um relato pictórico criativo intenso e subjetivo da artista através das obras que a compõe.
Sua pesquisa criativa inspiracional se desenvolve em torno da esfera concreta da casa tomada, do íntimo, da dimensão pessoal do habitar dos irmãos, da figura, da representatividade e da potência afetiva do doméstico, da presença do fantástico – os invasores anônimos – presentes no conto de Cortázar.
Linda se apropria da energia metafórica intensa, do fantástico e memórias afetivas da casa presentes no conto para compor o tecido criativo das 20 obras que formam a exposição.
Suas obras mergulham no conto e apresentam uma singularidade e originalidade ímpar através de uma aparência renovada, embebida em outra potencial significação e compreensão da história.
A artista apresenta sua construção imagética em tons realistas, com cores contrastantes, vibrantes e progride paulatinamente, introduzindo elementos irreais que resultam em uma proposição plástica bastante coesa do misto de ficção e realidade.
Além disso, a exposição dá uma amostragem da multiplicidade e diversidade da produção da arte contemporânea, que comporta de modo não excludente as mais variadas formas de manifestações artísticas com telas em pintura acrílica, uma trilogia de objeto- livros que mostra os desenhos/rabiscos e estudos feitos durante a produção e painéis em voal com manuscritos, reproduzindo o conto na íntegra.
Sua narrativa visual bastante particular do conto cativa e nos proporciona possibilidades de interpretação através de seus elementos cromáticos peculiares sem limites de expressão e oferecem aos interlocutores da arte diálogos possíveis, que incitam a participação e a tecer variadas reflexões sobre as obras.
“TOMEM A CASA”
Curadoria: Regina Santos
Primavera de 2022