A Nova Figuração Argentina
A trajetória artística percorrida por Lito Demuro revela a inquietude de sua forte personalidade. Pintor argentino nascido na localidade de Copetonas, Buenos Aires, busca formação e estudos em Nova York, Los Angeles, Cidade do México, Roma e Paris. No final da década de 1990 se instala em San Salvador de Jujuy, capital da província no Noroeste remoto da Argentina e mantém seu ateliê na histórica Ciudad de Nieva, onde projeta seus trabalhos e ministra cursos.
Lito Demuro representa o grito de indignação de sua geração diante de fatos políticos em alguns países da América Latina. A insatisfação e a revolta dos povos marcados pelas diferenças sociais e pelos horrores da opressão, estão, ainda hoje, evidentes em suas pinturas. O seu discurso pictórico é reflexo da própria experiência como cidadão e, sem dúvida, um libelo libertário e civilizatório.
Observa-se nas obras de Lito Demuro as características da Nova Figuração, movimento artístico internacional dominado por temas urbanos de intenso caráter gestualista e neoexpressionista, essa realidade palpável e pulsante proposta pelos alemães Otto Dix, George Grosz, Max Beckmann, ou com referenciais dos brasileiros Rubens Germann, Antonio Dias e Claudio Tozzi.
As figuras construídas por Demuro denunciam interpretações de ruptura, de transgressões, de conjunções caóticas, violentas e eróticas. Mas nos espelhos da sociedade idealizada pelo artista a sua obra designa o inegável argumento harmônico das afinidades particulares e universais, da humanização como aprendizado de respeito e acolhimento. A dualidade é acertadamente analisada assim pela psicanalista argentina Ana Calderón:” …cada pincelada de Lito se conjuga como uma dança contínua entre o apolíneo e o dionisíaco…”.Nasce aí o título desta exposição, sua primeira individual no Brasil “ Harmonia & Caos “.
Lito Demuro é artista convidado para celebrarmos juntos os nove anos de atividades do Instituto Internacional Juarez Machado.
Edson Busch Machado
Curador